Gordura Saudável para a tua Dieta

GORDURA SAUDÁVEL

Esquece o que ouves sobre dietas com baixo teor de gordura. A gordura saudável é essencial para manteres o teu corpo saudável. Tens que te informar melhor sobre o que faz uma gordura saudável ou uma gordura prejudicial ,  e a serio , será muito mais simples!

As populações passadas prosperaram em dietas ricas em gorduras saudáveis.

Quando a gordura vem de fontes naturais, e não a combinamos com muitos carboidratos refinados, não temos motivos para muitas preocupações.

A maioria de nós acredita que os carboidratos são o combustível correto para o nosso corpo, a fim de constantemente “manter os níveis de açúcar no sangue”, para que não passemos ou morramos de fome. A verdade é que o nosso corpo adapta-se ​​e também podemos optar por outros macro nutrientes como combustível energetico.

Existem gorduras saudáveis. Portanto, é difícil acreditar que nos ensinaram a ter medo de algo que é verdadeiramente essencial para a nossa saúde. Mas uma e outra vez, a ciência comprova que este medo esta errado . O menor consumo de carboidratos e dietas com gorduras saudáveis estão a ganhar terreno sobre as dietas tradicionais.

Embora se tenha vindo a acreditar que nosso corpo precisa de baixar o consumo de carboidratos e açúcares para funcionar. Isso vai contra a forma como o corpo evolui para o seu melhor funcionamento. No extremo, podemos sobreviver apenas com proteínas e gorduras, com períodos de fome no meio. Os atletas podem também optar por dietas baixas em carboidratos.

Como podes optar por uma dieta rica em gordura saudável?

Falamos neste post de gordura saudável. É realmente muito simples, as gorduras boas são de fontes naturais. Podem ser gorduras animais ou vegetais, como ovos, abacates, nozes ou peixe. E quando vais para a cozinha, não te esqueças dessas gorduras sólidas saborosas. Por exemplo o óleo de coco tem grande resistência ao calor, começa a fazer receitas com este ingrediente . Esta resistência ao calor é importante. Quando os óleos de vegetais ou de sementes ficam muito quentes, eles podem ser uma fonte de compostos não saudáveis. O azeite virgem extra é ótimo para cozinhar com baixo calor, e é atribuído à incrível saúde da Dieta mediterrânea.

Índice  de Omega 3

Outra coisa que deves considerar em termos de ingestão de gordura saudável é a proporção de Omega-6 para Omega-3. Muito Omega-6 é pró-inflamatório – pode até estar ligado a algumas  doenças .

Procura ingerir mais alimentos que contenham omega-3 e menos óleos processados. Encontrarás Omega-3 em fontes de animais como frutos do mar ou mariscos por exemplo. Omega-3 também existe em sementes como chia e linhaça.Felizmente, o melhor tipo de Omega-3 também podemos encontrar em algas, uma das fontes de Omega -3 para vegetarianos ​​.

Quando se trata de fazer mudanças na tua dieta, a mensagem é simples:

Não tenhas medo das gorduras saudáveis. As fontes de plantas ou animais são ótimas, basta escolher as que são mais próximas da natureza, opta por frutos secos, amêndoas, nozes, peixes gordos como sardinha e salmão, óleos de coco, azeite de oliva, sementes como chia e linhaça, ovos, ou outros frutos como abacate.

Em conclusão , esquece os alimentos processados ou embalados cheios de aditivos e gorduras prejudiciais, desta forma vais conseguir manter o teu peso ideal e uma vida muito mais saudável.

contacto bionutre
contacto telefone e email bionutre

ES SOCIAVEL? PARTILHA!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *